quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Coleção Mochileiro das Galáxias

Chegou um momento que eu temia - alguma hora, eu teria que falar mal de uma capa. Sério, não gosto de ficar criticando trabalho alheio - em algum lugar, alguém fez o que fez na melhor das boas intençoes, ou o melhor que o orçamento e o prazo do cliente permitiam. Ou não, nunca se sabe.
Mas alguém me explique, por favor, o sentido dessa "estética WordArt" das novas capas da coleção Guia do Mochileiro das Galáxias, que a editora Sextante está relançando? Note-se que se tratam de edições comemorativas dos 30 anos de publicação da 1a. edição dos livros.
Vou comemorar comprando as edições com as capas antigas antes que desapareçam.
Clique para ampliar por sua conta e risco.





Alguém vai argumentar que a Sextante não é uma editora que se diferencia por ter capas particularmente bonitas, mas vale lembrar que as edições antigas do Guia tinham capas bem bacanas, feitas por Marcelo Martinez (já falamos do trabalho dele antes aqui). Exceto pelo primeiro livro, que logo depois do lançamento do filme passou a ter como capa o cartaz do mesmo (há quem odeie de morte essa prática, mas já ouvi escritor que teve livro adaptado pro cinema reconhecendo que isso aumentou significativamente as vendas do livro, então culpe, antes de tudo, o leitor), todos os demais, creio, ainda estão em tempo de serem encontrados nas prateleiras, com as capas antigas.
Que, a título de comparação, coloco abaixo:


Então, alguém compare e me diga se eu acordei no planeta Bizarro, ou se o senso estético foi mesmo defenestrado.

10 comentários:

A.A. disse...

Sério.. acho que com essas novas capas as vendas vão cair.. eu não compraria mesmo sabendo do que se trata ¬¬

Cirilo S. Lemos disse...

As capas antigas eram beem melhores.

Samir Machado disse...

Se vão cair ou não por causa da capa, não saberia dizer, e duvido que a editora divulgasse.

Mas, pra fazer contraponto à minha própria opinião, um amigo fã da série e que leu todos os livros comentou que, à parte serem feias, as capas tem relação com o livro, e a estética nada-a-ver é uma coisa que cai bem à coleção.

Eu discordaria, colocando a questão estérica acima de tudo neste caso específico.

Cobalto disse...

As novas capas seguem o padrão internacional (e original) da série. Sendo que ainda ficou faltando um bicho verde de boca aberta que existe na capa do livro original.

Não cheguei a ver a capa do "Guia" em si, pois quando comprei minha coleção o primeiro veio com o padrão do filme, as demais vieram com o tal visual "antigo".

Independente da capa, a série é muito boa.

Carol Gabbi disse...

Infelizmente nao encontrei mais a coleçao completa com a capa antiga, fora que o preço subiu absurdamente, acabei comprando esta ediçao pra dar de presente, mas vou ter o cuidado de usando os meus livros fazer uma sobrecapa com a original.

As capas novas tem relaçao com a historia de cada livro, mas as anteriores tb tinham, e eram eficientes nisso. Lindas e passavam a história.

Como fã da historia, e da traduçao que a sextante fez, lamento muito esta ediçao...

Mas tem toda cara de improviso pra prazo curto...

Carol Gabbi disse...

ahhh e desculpem as vírgulas mal colocadas!!

Jean disse...

Comprei nesses tempos, no submarino por algo em torno de 12 reais cada livro, versão de capa antiga. Valeu a pena! E essa capa nova ficou muito horrível.

Antonio disse...

Acho as novas capas longe de serem criativas, pois nada mais foi feito alem de jogar alguns elementos do enredo no meio de um fundo de espaço sideral. Apesar disso gosto delas e acho mais interessantes que as originais. Não gosto muito da representação literal dos elementos dos livros contidos na capa original, acho que força um pouco a imaginação do leitor. Alem disso acho o astronautazinho de laranja extremamente infantil, parece capa de livro para criança.

CanetaVermelha disse...

Realmente estou procurando o primeiro livro da edição antiga. Só me falta esse pra completar a coleção com a ediçãos antiga, realmente muito mais bonita e de material melhor. Pode ser a versão original ou a com o poster do filme, que agrada bastante se comparada a nova edição... Se alguem souber onde compro pela net, da uma dica ai! =]

Anônimo disse...

CanetaVermelha, você encontra essa edição com a capa do filme com facilidade na Estante Virtual.

AddThis