sexta-feira, 17 de junho de 2011

A página assombrada por fantasmas

Design de Ieve Holthausen


A página assombrada por fantasmas
Autor: Antônio Xerxeneksy
Designer: Ieve Holthausen
Editora: Rocco
Acabamento: verniz localizado.

A capa do novo livro do Antônio Xerxenesky nasceu primeiro como um trabalho de conclusão. Em busca de um tema para seu trabalho final em Design pela ESPM, Ieve - que já havia produzido capas para os livros Rumor da Casa, de Telma Sherer, em parceria com Flávia Hocevar, e para o livro Pó de Parede, de Carol Bensimon, para a Não Editora) recebeu a sugestão do autor, seu amigo pessoal, que fizesse um projeto gráfico em torno de seu próximo livro, na ocasião ainda em andamento, a ser lançado à época pela editora do próprio autor, a Não Editora. O trabalho acabou envolvendo não só o design da capa mas todo o projeto gráfico e editorial do livro, e uma série de fotografias que fariam parte do miolo (e que pode ser visto nesse link). De lá para cá, Ieve se formou (em julho do ano passado) e Xerxenesky assinou contrato com a editora Rocco, sugerindo o trabalho de Ieve como referência para a capa. Abaixo, uma rápida entrevista sobre o processo criativo.



Como você chegou no conceito da capa, e como foi produzida a imagem?
Como são contos metaliterários a ideia (óbvia) era criar uma capa que utilizasse metalinguagem, que falasse sobre livros, leitores, literatura.
Além do uso da metalinguagem, eu buscava a criação de uma capa que causasse algum estranhamento, que se distanciasse um pouco do convencional.
Uma das minhas referências foi a capa de The Last Days of Publishing, que cria uma inicial confusão de leitura, onde as informações são percebidas somente após uma leitura mais atenta da capa. E eu também estava encantada com a beleza triste de páginas rasgadas, e mentalizei essa imagem onde o título e autor ficassem visíveis através de camadas de páginas rasgadas, de forma a serem as únicas palavras totalmente legíveis. Fiz manualmente rasgos sequenciais nas páginas de um livro velho formando camadas e digitalizei. Para a construção das palavras digitalizei um página inteira do mesmo livro e recortei os caracteres necessários para formar o nome do autor e o título e autor. Então apliquei as palavras montadas nos espaços, substituindo as originais da imagem. A construção da capa foi uma combinação de trabalho manual e digital.


O que você acredita que faz de uma capa de livro uma boa capa de livro?
Ser instigante e sedutora, despertar interesse das pessoas o suficiente para que queiram abrir o livro, examina-lo em mãos. E claro, dar ao leitor uma primeira idéia do conteúdo, transmitindo também um pouco da atmosfera da obra.

2 comentários:

yusanã disse...

O conceito e a primeira prova da capa ficaram sensacionais.

A capa que vai sair pela Rocco ficou muito forçada. Achei terrível.

Alexandre disse...

Adorei a capa. Belíssimo trabalho!

AddThis