segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A Mão do Diabo

Design por Rafael Nobre


Autor: Dean Vincent Carter
Designer: Rafael Nobre
Editora: Bertrand Brasil
Sinopse: “Quando Ashley Reeves, jovem jornalista da Missing Link, revista sobre aberrações da natureza, recebe uma carta que lhe promete a matéria de sua vida, é exatamente a sua vida o que tudo isso pode lhe custar. Na carta, seu autor, Reginald Mather, alega possuir um inseto conhecido como Vermelho do Ganges – espécie única e extraordinária da família do mosquito Aedes Aegypt –,conhecido por suas habilidades sobrenaturais. Chegando ao ermo local onde mora o remetente,Ashley se depara com uma desagradável surpresa: o inseto não é inofensivo como ele esperava,nem seu dono bem intencionado.”


Como foi o processo criativo para essa capa?
Iniciei esta capa pelo lettering. Procurei trabalhar com deformações e interferências manuais na tipografia. Para isso, imprimi o título em preto usando uma fonte sem serifa, depois o rasguei e sujei de tinta (há algumas marcas das minhas digitais). Posteriormente escaneei e fiz o acabamento digitalmente. A tipografia do nome do autor e as informações de quarta capa também foram feitas à mão.



Acredito que essas interferências manuais proporcionam um resultado mais real e orgânico, ressaltando o aspecto macabro, de terror e suspense do livro. Ao contrário das milhares de tipografias digitais “destruídas” disponíveis que resultam em uma aparência falsa, devido as próprias características de sua construção.


O fundo é uma textura de papel mofado, cuja cor foi alterada para o vermelho em associação direta ao nome do mosquito “vermelho do Ganges”, além das demais associações comuns a esta cor (sangue, violência, perigo...).
As demais imagens são ilustrações de anatomia e foram usadas com o intuito de reforçar o aspecto de experiências científicas “macabras”.


Existe alguma dificuldade ou peculiaridade, por se tratar de uma obra infanto-juvenil?

Acreditamos que o livro interessará ao público juvenil e adulto, dada as características de sua temática. Pelo que tenho percebido, através dos editores, capas para o público juvenil pedem uma solução gráfica mais “impactante”. Por conta disso, o design foi pensado levando em consideração essa demanda. Isso se deu através da escolha das imagens, cores e acabamentos. Neste caso, foi usado o Hot Stamp holográfico nas ilustrações do mosquito e da mão dando ao volume um diferencial gráfico.


Rafael Nobre graduou-se em design gráfico pela EBA/UFRJ em 2010 e iniciou sua carreira no design editorial como estagiário no departamento de design do Grupo Editorial Record em 2005. Dirige seu próprio estúdio desde 2007 e trabalha como autônomo para diversas editoras.

2 comentários:

Renan Wilke disse...

Gostei da entrevista, mostrando o processo criativo. Sempre que possível coloque mais post desse tipo.
Muito bom o blog conheci recentemente e agora frequento sempre.

Samir Machado disse...

Oi Renan,

Fico feliz que gostou da entrevista. Haverá mais em breve, e as entrevistas anteriores podem ser acessadas no menu "entrevistas", ali na direita do blog.

Abraços,
Samir

AddThis