quarta-feira, 30 de novembro de 2011

20 Mil Léguas Submarinas

Design por Rafael Nobre



Autor:
Júlio Verne
Designer: Rafael Nobre
Editora: Zahar
Ano: 2011
Fonte: Chaparral Pro


É um bom ano para leitores de Júlio Verne. Na mesma linha da edição comentada de Alice no País das Maravilhas de 2002, e da série completa de Sherlock Holmes, a Zahar lança agora uma edição comentada de 20 Mil Léguas Submarinas, que ainda vem acrescida de diversas ilustrações originais. As imagens de capa e miolo são de Alphonse de Neville (1836-1885) e Édouard Riou (1833-1900), gravadas por Hildebrand para a edição de 1871 de 20 mil léguas submarinas (Paris, J. Hetzel). Abaixo, o designer Rafael Nobre fala sobre o processo de criação.


"Recebi já pronta a imagem para ser usada na capa. Meu trabalho foi adicionar os textos e criar o lettering. Vi a necessidade de usar um Box para destacar e dar legibilidade aos textos sobre uma ilustração rica em detalhes. Para isso, montei um box com clichês originais usados no século XIX. Eles possuem a mesma estética da gravura de capa e por isso se integram harmonicamente a ela. A imagem recebeu tratamento para o ajuste das cores para impressão offset".




A montagem e colorização das imagens originais e o projeto das guardas foi feito por Marcus Handofsky.




"A tipografia do título é a Chaparral Pro. Ela Combina a legibilidade das fontes slab serif (ou tipos egípcios) comuns nas propagandas do século XIX com a graça das tipografias dos livros do século XVI".


O projeto gráfico de miolo e composição foram feito por Mari Taboada.

2 comentários:

Anônimo disse...

Uma das capas de livro mais lindas que vi!

Nilson disse...

Minha primeira leitura de Julio Verne. Gostei tanto que até fiz um mapa com a trajetória do Nautilus.
http://mapaparavintemilleguassubmarinas.blogspot.com.br/

AddThis