sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A Sordidez das Pequenas Coisas


A sordidez das pequenas coisas
Autor:
Alessandro Garcia
Design: Samir Machado de Machado
Editora: Não Editora
Fontes: Helvética

Acumulando as funções de editor e capista, eis o próximo lançamento da Não Editora. O livro marca a estréia solo do publicitário gaúcho Alessandro Garcia, com sua coletânea de contos. Um pouco sobre a produção dessa capa: o livro, tal como indica o título, reúne histórias de personagens tomados por pequenas obsessões e traumas que se ocultam no cotidiano. Falei com o autor (e aqui, um longo parenteses: é regra-padrão em editoras maiores que, em geral, o autor fique alienado do processo criativo da capa porquê, via de regra, o autor de uma obra é a pessoa menos indicada para se pedir que resuma de uma forma comercial a idéia do livro, e no geral mais atrapalha do que ajuda no processo - e isso geralmente é verdade. Mas na Não Editora, por uma questão de proposta artística, sempre incluimos o autor no processo e algumas das melhores idéias para as capas vieram dessa modo de operar que, reconheço, é inviável numa editora que tenha um fluxo de lançamentos grande) e a sugestão inicial dele era que usássemos fotos antigas da época da Grande Depressão, particularmente uma ou duas que o autor apontou como particularmente significativas em relação à proposta do livro.
Convencemos o autor de que seria muito mais interessante se produzissemos nós mesmo a foto e tivessemos uma imagem original. A idéia veio logo do primeiro conto do livro, onde um pai tenta convencer as filhas da imagem ruim que a boneca Barbie projeta sobre elas: e se tivessemos uma criança segurando uma boneca pelos cabelos? Isso resumiria uma série de momentos diferentes do livro numa imagem.


Levei a idéia ao Frederico Cabral e, munido com sua Canon Mark II 5D, fizemos a sessão de fotos na Travessa dos Venezianos, na Cidade Baixa, em Porto Alegre, usando duas irmãs de idades diferentes como opções de modelo. Ana Amélia Henriques fez a produção da foto, e a figurinista Caroline Scortegagna tinha de duas a três opções de figurino para cada menina (momento fashion week: aos figurinos são da Amália Menina) e quatro opções de bonecas, incluindo uma Barbie da década de 90, uma Barbie atual (que ficou de presente para as meninas), uma Skipper e uma sinistra boneca plástica dos anos cinquenta, suficientemente assustadora para merecer uma foto própria que ilustra a página do índice.


Dessas opções, selecionamos uma, e com base se propôs os primeiros layout. A idéia era valorizar ao máximo possível a foto. Minha referência eram as capas da Penguin Modern Classics, tanto que insisti em que utilizássemos a fonte AvantGarde (sempre tive implicância com essa fonte por ser a opção padrão no Corel e, consequentemente, a opção favorita de nove em cada dez iniciantes, mas meu fetiche pela Penguin me fez superar isso e fazer as pazes com essa fonte). Fui voto vencido, e no final, utilizamos uma versão com Helvética.



Quanto à idéia original do autor, de se usar fotos da Grande Depressão, acabamos optando por utilizá-las pra ilustrar o miolo, trabalho que, costumeiramente, ficou a cargo do Guilherme Smee.

2 comentários:

sophia disse...

senti falta de ver, ainda que pequena, a mencionada foto que ilustra o indice e tambem as paginas de miolo com as fotos da grande depressão.

Dani Rachid disse...

Eu também, Sophia.

AddThis