quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Piratas no Brasil



Piratas no Brasil - As incríveis histórias dos ladrões dos mares que pilharam nosso litoral
Autores: Jean marcel Carvalho França e Sheila Hue
Editora: Globo Livros
Capa: Samir Machado de Machado
Fontes: Stag e Baskerville
Acabamento: verniz, relevo


Um projeto muito bacana com que tive o prazer de me envolver no final do ano passado foi esse livro lançado pela Globo Livros. Piratas no Brasil - As incríveis histórias dos ladrões dos mares que pilharam nosso litoral, dos pesquisadores e Jean Marcel Carvalho França e Sheila Hue.


O livro aborda principalmente quatro piratas. Dois eram ingleses: Thomas Cavendish, súdito de Elizabeth I e contemporâneo de Shakespeare, que atacou o porto de Santos em 1591 durante a Missa de Natal, e de James Lancaster, que atacaria o litoral de Pernambuco três anos depois, em 1594.
 
 
Os outros dois eram franceses que atormentaram o Rio de Janeiro no início do século XVIII: Jean-Fraçois du Clerc, que em 1710 tentou sem sucesso invadir a cidade (e terminou morto), e o mais bem-sucedido René Duguay-Trouin, que no ano seguinte fez a cidade inteira de refém.
 
 
Para a capa utilizou-se ilustrações antigas de piratas e navios piratas, com o lettering do subtitulo trabalhado ao modo de um cartaz ou folha de rosto antiga.

Um comentário:

Ygor Moretti disse...

Belo trabalho parabéns!!!
Já disse isso antes aqui e repito, que grande referência é o SobreCapas!!!

Obrigado!

AddThis