terça-feira, 24 de julho de 2012

Tree of Codes


"Eu espero que contribua no debate sobre o que é possível em literatura, e o que é possível em papel", diz Johnatan Safran Foer num dos videos promocionais sobre Tree of Codes, livro lançado em 2010.


O texto parte de um extrato de A Rua dos Crocodilos, de Bruno Schulz, sobre o qual Foer literalmente esculpe uma nova história através dos cortes nas páginas, descrito na sua sinopse como "tanto objeto escultural como uma obra narrativa, sobre um 'enorme último dia de vida'".



A capa foi criada pelo designer John Gray, e a diagramação pelo estúdio Sara De Bondt.


Eu quase consigo sentir a dor e o desespero do diagramador, do revisor e do produtor gráfico.


Aliás, sobre a produção gráfica desse livro, consta que o trabalho foi negado por praticamente todas as gráficas com o qual a editora entrou em contato (ö livro que vocês querem simplesmente não pode ser produzido"), até encontrar uma, na Bélgica, chamada Die Keure, que aceitou o desafio de produzir um livro com uma faca diferente em cada página.



Imagino que traduzir esse livro deve ser praticamente impossível. Esse vídeo mostra a reação das pessoas ao folhearem o livro.



Agora, faz um ebook disso.

3 comentários:

Tuca. disse...

Ebook: mesmo que possível, a grande graça do livro é o virar das páginas.

Tradução: "praticamente impossível" vai na mosca.

Eu tinha visto no twitter, acho que o Pujol, falando das manhas pra ler o livro. Comigo, pelo pouco que folheei, que não fica certinho e tals. Uma dificuldade a mais.

Tuca. disse...

.

Anônimo disse...

Você conhece o livro de poemas de Marcus Accioly, Narciso? Ele usa o mesmo principio na composiçao de sonetos,para dar "concretude" na pagina à imagem da agua que se move no rio-espelho de Narciso. O livro é lindo e... de 1984!

AddThis