quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Chabon pela HarperCollins UK

Antes, um balanço do ano que passou: em novembro último, esse blog completou um ano com 1500 acessos por mês, o que é pouco, mas para mim, que comecei esse blog antes de mais nada para ter onde guardar e compartilhar referências que uso, está mais do que bom.

Agora de volta à programação normal: como disse num post anterior, sou grande fã não só dos livros do Michael Chabon (curiosamente, um livro dele foi o assunto da capa do primeiro post desse blog), como do excelente tratamento gráfico que a obra dele geralmente recebe, ao menos nas edições estrangeiras. Abaixo, o trabalho do designer inglês Richard Bravery para os livros de Chabon publicados pela HarperCollins inglesa. Em geral, as artes remetem bastante ao estilo de Chris Ware, mas segundo o capista, é uma semelhança acidental (no caso da capa de Kavalier e Clay, a referência eram os desenhos de Jack Kirby).










Dos livros aqui listados, Werewolves in their youth e A Modern World, ambos livros de contos, Summerland, uma fantasia infanto-juvenil de 500 páginas, e Manhood for Amateurs, de ensaios, não foram ainda lançados em português.

6 comentários:

Carlos André disse...

Preciso trocar os óculos ou na capa do primeiro livro está escrito "Werewolves in THIER Youth"?

Samir Machado disse...

Está. Dei uma pesquisada, e aparentemente todas as imagens disponíveis na web dessa edição estão com esse erro. Não sei se foi um erro da imagem de divulgação, ou se de fato saiu impresso assim. Mas a edição americana é claramente "Werewolves in THEIR youth".

Marcus Maggioli disse...

Gostei das capas minimalistas e com influência do construtivismo russo. Me ganham na hora.

Tuca. disse...

Também pensei nisso, no "thier".

Descobri o autor em 2010 e li dois dele: As incríveis aventuras de Kavalier & Clay e Usina de sonhos. Tô com Garotos Incríveis engatilhado para ser o próximo.

The Mysteries of Pittsburgh não teve capa criada por esse cara, não? O que você acha da que tem disponível na Amazon (capa azul e uma fabricazinha rosa com nuvens rosas e fonte que parece escrita a giz)?

Massa ver todas essas capas legais. Dá vontade de ser menos preguiçoso para ler em inglês

Samir Machado disse...

Tuca,

Mysteries of Pittsburgh e Gentleman of the Road foram lançados na Inglaterra por outra editora, já Maps and Legends saiu pela HarperCollins também, mas a capa não parecia fazer parte da mesma sequência que essas outras.

Quanto à capa da edição limitada de Mysteries of Pittsburgh, acho bacaninha - qualquer coisa é melhor que a capa da edição nacional, lançada pela Record nos anos oitenta como "Usina de Sonhos". Curiosamente, a capa dessa edição limitada importada casa bem com o título nacional do livro.

Tuca. disse...

Sim, aquela capa nacional desanima mesmo.

AddThis