terça-feira, 25 de maio de 2010

Livro-jogo das Copas Globo Esporte

Design de Marcelo Martinez


Autores: Lédio Carmona e Marcelo Martinez (organizadores)
Direção de arte e design: Marcelo Martinez, Laboratório Secreto
Editora: Casa da Palavra

Organizado pelo jornalista Lédio Carmona e pelo designer gráfico Marcelo Martinez (que já entrevistamos aqui e aqui) , o Livro-jogo das Copas traz textos de vários nomes conhecidos do telejornalismo com a proposta de comentarem cada um todas as copas, de 1930 a 2006. Alguns falam de sua experiência profissional em uma cobertura jornalística, outros revelam como certo torneio marcou sua vida, ou simplesmente desvendam o que tornou algumas Copas do Mundo tão inesquecíveis.


Os jornalistas em questão são: Alex Escobar, Arnaldo Cezar Coelho, Caio Ribeiro, Cleber Machado, Fátima Bernardes, Galvão Bueno, Glenda Kozlowski, Gustavo Poli, João Pedro Paes Leme, Junior, Luiz Carlos Jr., Luis Roberto, Marcelo Barreto, Milton Leite, Paulo Cesar Vasconcellos, Pedro Bassan, Renato Ribeiro, Sidney Garambone, Tadeu Schmidt, Tiago Leifert, Tino Marcos e Walter Casagrande.


Além disso, oferece várias possibilidades de interação, através do conceito de livro-jogo. “Sabendo que todo torcedor é um especialista quando o assunto é bola, montamos um livro-jogo com diversas brincadeiras espalhadas ao longo das páginas, mais de 180 perguntas e respostas para testar conhecimentos e até uma divertida maneira de exorcizar alguns fantasmas de Copas passadas, mudando a história com a ajuda de adesivos”, comentam os organizadores, que bolaram infográficos para recriar jogadas históricas, raspadinhas que simulam jogos, entre outros passatempos.


Os organizadores recomendam: “ao longo das páginas é possível conhecer os diversos elencos do Brasil representados de uma maneira especial: com figurinhas,- caixinha de fósforos e outros objetos colecionáveis, que levam o torcedor em uma viagem por sua
memória futebolística”.


Abaixo, uma rapida entrevista conduzida via email por mim com o Marcelo Martinez, comentando sobre o livro:

Como foi o processo de encontrar e organizar o material histórico pra esse livro (em outras palavras, de onde e como vocês desenterraram tanto material antigo, como caixinhas de fósforo, etc?)
Desde o início minha ideia era ter as representações dos times do Brasil mostradas de forma diferente da "foto oficial". E saímos correndo atrás destes materiais de colecionador: figurinhas, caixas de fósforos, etc. É uma pesquisa dificílima, mas muito divertida. Brinquei com minha editora que já posso até abrir uma agência de investigação na internet. As vezes vc parte de uma pista boba, como um comentário de comprador postado no Mercado Livre, e vai correndo atrás, até descobrir um contato, um orkut , um twitter, rs. Dois colecionadores foram fundamentais: o Rodrigo Guerra, do Rio Grande do Sul, e o Marcelo Monteiro, daqui do rio, do ótimo blog Memória E.C.. E tem os álbuns de figurinhas, que todo mundo gosta tanto – e que eu queria muito usar! –, e que conseguimos autorização da Fifa, CBF e da Panini.


Ainda não vi o livro impresso, fiquei curioso em relação ao que diz o release, "mudar a história com a ajuda de adesivos". Como funciona isso?
É uma brincadeira, onde vc cola adesivos que "sabotam" as jogadas originais, como o gol do Ghiggia, em 1950. Os desenhos do Mitchell ficaram incríveis! Tem bigorna, casca de banana, buracos... Eu ia dizendo "coloca ai´uns anões-goleiros-acrobatas!". E ele colocava, rindo.


Com adesivos e raspadinhas, deve ter sido complicada a produção gráfica do livro. Surgiu alguma dificuldade específica, e como vcs contornaram ela?
A super Liciane Corrêa, produtora da Casa da Palavra, praticamente morou na gráfica nos últimos dias, garantindo o resultado. E a H&D, que fez os acabamentos especiais, já era parceira de outros projetos. Eles encaram todas, e já conhecem o pique da gente

Marcelo Martinez é designer gráfico e ilustrador. Teve projetos exibidos – e algumas vezes premiados – em mostras de design, ilustração e animação em países campeões do mundo como Argentina, Brasil, França e Itália; e em outros ainda na fila, como Bélgica, China, Holanda, México e Portugal. Como designerfutebolista, criou para a Casa da Palavra o projeto gráfico do Almanaque do Futebol SporTV (2009). Também pintou um Pacheco Camisa 12 bonitão na sua rua, aos 10 anos de idade, durante a Copa de 82. Mora no Rio de Janeiro com a esposa Renata, o filho João e a tartaruga Rubinho.

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