terça-feira, 13 de outubro de 2009

Post inaugural

Esse novo blog surgiu da vontade de ter um espaço pra comentar sobre design de livros e capas. Quem me conhece, sabe que essa tem sido uma paixão pessoal e profissional desde o meu primeiro dia de carreira, como estagiário na Agência Experimental da PUCRS, fazendo capas para a editora da universidade, até o momento em que, junto com outros cinco amigos, demos início numa editora própria e independente, a Não Editora, onde volta e meia desenvolvo a capa de alguns dos lançamentos.

Pretendo atualizar esse blog com mais frequência do que atualizo meu blog pessoal, de preferência de dois em dois dias. Vamos ver como as coisas se saem. Pra começar, semana passada foi lançado o novo livro de ensaios de um dos meus autores favoritos, Michael Chabon, com o ótimo título de Manhood for Amateurs: The Pleasures and Regrets of a Husband, Father, and Son. O design é de Will Staehle (willstaehle.com), do estúdio Lone Wolf/Black Sheep, para a Harper Collins. Staehle já havia feito a capa do livro anterior de Chabon, The Yiddish Policeman Union. Sabe-se lá se um dia será publicado no Brasil (livro de ensaios por livro de ensaios, antes desse Chabon lançou também o excelente Maps & Legends, pela McSweeney`s).



Atualizando: total falta minha: o pai da idéia desse blog foi o Guilherme Smee, que eventualmente, aparecerá por aqui como colaborador, comentando capas de quadrinhos.

8 comentários:

Smee disse...

Laiá, laiá e nem credita a idéia...

Samir Machado disse...

Calma que já corrigi a injustiça! Hehehe.

Antonio C S Xerxenesky disse...

Acompanharei.

Anônimo disse...

Que idéia genial criar este blog! Estes últimos dias estive muito envolvido com a análise de capas, estava pesquisando capas de livros para poder elaborar as capas dos meus livros, foi quando eu realmente me encantei por elas. E agora, com este seu blog, posso admirar capas que eu nunca havia visto antes. Começamos por estas que você já postou... nunca as tinha visto, já são novos horizontes para minha imaginação como capista de mim mesmo, rs.
Parabéns e boa sorte com o blog!
Abraços,
Rafael Marchesin

Samir Machado disse...

Obrigado, Rafa. Espero manter o interesse nos próximos posts.

sarmatz disse...

Viu a recente reformulação da coleção Bom Livro (Ática)? Ficou classuda: todas as capas com reproduções de obras de artistas contemporâneos (Tunga etc), entre outras bossas.

Samir Machado disse...

Não tinha visto, fui procurar agora no site da editora. Ficou bacana - clara influência do padrão da Penquin Modern Classics.

marcos disse...

ah, atualize bastante sim! :)

AddThis