Lançado pela editora Aleph ano passado,
Alien, de Alan Dean Foster, é a novelização oficial do roteiro de Dan O'Bannon lançada em 1979 para acompanhar o filme de Ridley Scott no mesmo ano. O autor é especialista no ramo: foram dele as novelizações oficiais da trilogia original de
Guerra nas Estrelas (como ghost-writer para George Lucas, foram lançadas recentemente no Brasil pela Darkside Books), do primeiro filme de
Jornada nas Estrelas (o argumento do filme era dele) e de quase todo filme de ficção científica dos anos oitenta, de
O Buraco Negro à
O Ultimo Guerreiro das Estrelas.
O livro havia sido lançado no Brasil em 1984 pela editora Editora Abril com o título de
O Oitavo Passageiro com uma capa, hm, estranha, que vai abaixo a título de curiosidade. Aliás, curiosamente, o monstro da arte parece mais o space jockey do que os xenomorfos do filme. Como a continuação do filme só foi lançada em 1986 (com uma novelização, aliás, também escrita por Alan Dean Foster), é de se supor que na época, o design do monstro ainda não fosse tão conhecido como é hoje.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgeKYwLDxjIE4IxnYjIWn7vXSTQQ9lg49D-ppGr8127tGe_FlvY0B8LZU7f3cpqGS8a_xe5jryqT_9f6J1Ud33ZkRi64nHmCW0YQoYI_QQ_-pdw8pMCVuUY9Mg5oCGqPCPDf0XmKwEn8tvW/s320/904982.jpg) |
A capa da edição da Abril, de 1984. |
Mas voltando ao que vale a pena discutir: o caprichado projeto gráfico da editora Aleph tem uma ilustração original produzida especialmente para a edição brasileira pelo estúdio
Two Dots - responsável pelas artes de capa de jogos como
Assassin's Creed e
FarCry, além das capas brasileiras dos livros de Star Wars, também lançados pela Aleph.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgUyC_swz6iz-FKCxgwmFJ1D-K-6V3lIx9PIxYqOo_8eKHrdN_2BVZ8hQUgQ23kjqLhpukC33LE7WjiVwjcOMvKatEkdijdgJY4UVNjnK9JSQywa0eCaTIvEA9ojtZYB7h7l_41zguQeIgX/s400/Alien_001.jpg) |
A ilustração aplicada à capa e sem elementos (clique para ampliar). |
O lettering de capa foi criado pelo designer brasileiro Pedro Inoue, enquanto que o miolo é do estúdio Desenho Editorial. Um detalhe interessante é o modo como o folhear das páginas simula a própria sequência de créditos de abertura do filme (que já constava do trailer), em que barras aparentemente aleatórias vão formando o título do filme.
Essa edição traz como material extra uma nota especial do autor à edição brasileira, e entrevistas com Ridley Scott e Sigourney Weaver, concedidas na época do lançamento do filme. Abaixo, detalhes do miolo e das artes do verso da capa e da contracapa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário