segunda-feira, 24 de julho de 2017

Cosa Nostra no Brasil

Design de Rodrigo Maroja



Cosa Nostra no Brasil
Autor: Leandro Demori
Projeto Gráfico: Rodrigo Maroja
Editora: Companhia das Letras

clique para ampliar
Cosa Nostra no Brasil é um livro-reportagem escrito pelo jornalista Leandro Demori, sobre o mafioso de nome impronunciável na TV aberta Tommaso Buscetta, responsável por ter transformado a máfia italiana numa organização internacional, que colocou o Brasil na rota do crime organizado e veio a ser preso aqui, onde entregou e ajudou a derrubar o império da Cosa Nostra.

contracapa (clique para ampliar)
O conceito da capa criada pelo designer Rodrigo Maroja, da Maz Design + Arquitetura, para a Companhia das Letras, é o de remeter à ideia de jornais impressos, visto que a prisão de Buscetta no Brasil foi alvo de muitas reportagens nos anos 80. Capa, lombada e verso do livro formam uma única imagem, na vertical, como um jornal dobrado embrulhando o livro.


Era intenção da editora que houvesse uma foto de Buscetta na capa, mas como todas as fotos disponíveis traziam outros elementos no enquadramento, ela acabou na quarta-capa funcionando como se ilustrasse um jornal de verdade.

Note-se que o logo da editora e o nome do autor foram desenhados como se fosse o cabeçalho do jornal, o nome do autor em letras góticas típicas, o título e o subtítulo em fontes serifadas como uma manchete.

Na quarta capa, o texto é dividido em colunas, como numa reportagem. E claro, como estamos falando de um livro sobre máfia, gotas de sangue respingam sobre toda a capa, o vermelho se destacando sobre o preto e branco característico. 

Mas um detalhe bacana, que reforça a conexão brasileira nessa história toda, é que a mancha maior tem o formato do mapa do Brasil.

Nenhum comentário:

AddThis