segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Will Eisner, um sonhador nos quadrinhos


Will Eisner, um sonhador nos quadrinhos
Autor: Michael Schumacher
Designer: Marcelo Martinez, Laboratório Secreto
Editora: Globo
Acabamento: capa dura

Em agosto, deve sair a biografia em capa dura de Will Eisner, sob o título Will Eisner, um sonhador nos quadrinhos, escrito por Michael Schumacher (não o piloto, claro). O projeto gráfico é do estúdio Laboratório Secreto, do Marcelo Martinez (que já entrevistamos aqui no blog várias vezes, aqui, aqui, aqui e minha favorita, aqui).

O depoimento que segue abaixo foi divulgado por Martinez na página de facebook do Laboratório Secreto (que recomendo o pessoal curtir, vale a pena).

(clique para ampliar)
"Will Eisner visitou o Brasil algumas vezes, e por duas destas ocasiões estive pertinho dele. A primeira, na Bienal de Quadrinhos de 1991, em uma Fundição Progresso lotadaça. A segunda vez foi em uma entrevista que ele deu para a revista Bundas, na casa da Marisa Furtado (autora do ótimo Profissão Cartunista, documentário sobre sua carreira). Eu e o Bruno Porto fomos na entrevista da Bundas como "penetras oficiais", convidados pelo Ricardo Leite, que assinava a direção de arte da revista. Fiquei quietinho no meu canto, e no final fui cumprimentá-lo, timidamente.
Admiro essa cara de pau da molecada que sai pedindo desenho e autógrafo pros seus ídolos, manda email com portfolio e até sai ligando (peraí, ligar tb já é demais, galera). Mas o fato é que eu tenho uma timidez crônica na frente dos meus. Todas as vezes em que fui apresentado ao Laerte Coutinho, por exemplo, nunca disse mais do que um "oi, tudo bem" (se bem que tenho um desenhinho do Laerte, lá daquela primeira bienal!)"
 




Tudo isso pra dizer que, quando a Globo Livros nos convidou para fazer a capa da biografia do Eisner ("Will Eisner, um sonhador nos quadrinhos"), bateu uma resposa braba. Afinal, tratava-se da história de vida de um artista gráfico visionário – que inovou a linguagem dos quadrinhos na década de 40, que se reinventou depois de veterano ao conhecer a turma do underground dos anos 60, e que "definiu" o gênero da novela gráfica quando já era um sexagenário!




Biografias têm fórmulas: tem que ter foto do biografado na capa, tem que ter destaque no nome dele.
Eu queria que fosse clássico, um pouco nostálgico, mas também que comunicasse o experimentalismo e linguagem gráfica de sua produção.
Mergulhei nos meus Spirits e álbuns do Eisner, buscando especialmente suas splash pages, uma marca registrada. A ideia era misturar o desenho de títulos com perspectiva, as referências à arquitetura e, claro, os cidadãos comuns, aquela vasta coleção de tipos (principalmente novaiorquinos) tão presente em seu trabalho.


Para matar as saudades de uma mesa de desenho e uma régua T


Desenhar todo o lettering a mão nos deu um trabalho danado, mas não podia ser de outra forma: era importante que os pequenos defeitinhos e o acúmulo de tinta nos cantos das letras estivessem lá. Além disso, tinham as retículas limitadas, o registro desencontrado das áreas de cor, a textura do papel barato dos gibis e tudo mais que eu particularmente adoro, e, na minha opinião, define o caráter estético clássico dos quadrinhos.




Então ficamos com uma capa cheia de "defeitos de impressão", que tem um lettering em perspectiva sugerindo a arquitetura, uma foto do Will projetada como uma espécie de sombra (tão reticulada que precisa afastar um pouco pra ver a figura bem), e pequeninos transeuntes pinçados das graphics, criando uma relação de proporção que agiganta o título.



E, como ousadia era uma característica do Eisner, trocamos os canais de cor do magenta e cyan por pantones especiais, luminosos, trazendo o projeto para os dias de hoje.
Espero que a gente tenha feito direitinho, Will."


Marcelo Martinez é artista gráfico, nascido no Rio de Janeiro (RJ). Em maio deste ano, foi um dos cinco designers brasileiros convidados pelo Netherlands Photo Museum, de Roterdã, Holanda, para integrar a mostra de artes visuais Brazil Contemporary, que apresentou projetos de design, videografismo e fotografia. Seu portfólio foi incluído no livro Latin American Graphic Design, editado pela Taschen Books. Teve projetos exibidos e premiados em mostras de design, ilustração e animação na Argentina, Bélgica, Brasil, China, França, México e Portugal; e publicaod em revistas como Print Magazine, Supon Books e Rockport Publishers. É membro do conselho-diretor da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil, e professor de direção de arte na Escola de Design da UniverCidade – RJ. Desenvolve projetos pessoais em animação e tipografia, e está à frente do Laboratório Secreto, estúdio de design gráfico e ilustração especializado em projetos para os mercados cultural, editorial e publicitário. Siga no twitter @martinez_m

Nenhum comentário:

AddThis