terça-feira, 18 de outubro de 2011

Viagem ao Centro da Terra

design por Carlo Giovani


Autor: Júlio Verne
Designer: Carlo Giovani
Editora: Ática
Ano: 2011
Fonte: Pheaton
Sinopse: a obra de Júlio Verne, creio que dispensa apresentações. Essa nova edição faz parte da clássica coleção Eu Leio da editora Ática, e tem lançamento nesse mês de outubro. Abaixo, uma entrevista com o designer Carlo Giovani, responsável pelo impressionante design da capa (clique na imagem acima para ampliar).



Como você se tornou designer de livros?
Para falar a verdade, é a primeira capa de livro que faço e fiquei imensamente feliz pelo processo e resultado. Sempre trabalhei em várias mídias diferentes, fazendo design, ilustração, animação, direção de arte, mas nunca havia feito a capa de um livro. Espero que venham mais.

O que você acredita que faz de uma capa de livro uma boa capa de livro?
A capa precisa dialogar com o leitor, ser surpreendente, ser capaz de reconquistar e trazer algo novo para aqueles leitores que já leram o livro e interessar aos que ainda não o leram, sobretudo no caso de um livro tão conhecido como o Viagem ao centro da Terra.

Como foi o processo criativo para esta capa?
O editor, Fabrício Waltrick, me deu carta branca para a criação da capa. Não havia nenhuma exigência especial além do óbvio, como presença do nome do autor e título da obra. Eu queria desde o início trabalhar com 2 ideias. A primeiro, contar um pouco do livro já na capa, mostrando por onde os personagens andam, trazer o clima do livro. A outra ideia tinha a ver com representações cartográficas e curvas de nível, cortes de relevo e essas coisas.


Decidi, então, trabalhar camada de ilustração que iriam contar o livro a partir de poucas e importantes imagens, e que também fosse algo quase cíclico pois no livro os personagens navegam até a Islândia, entram por um vulcão, iniciando sua jornada e acabam chegando em um mar no interior do planeta, em um lugar com luz própria, como uma Terra dentra da Terra e por voltam à superfície por outro vulcão, na Itália. Tudo isso está na capa, no desenho. Achei importante essa representação mais literal, pois o livro é de uma coleção infanto-juvenil além de ser uma incrível aventura. Ter essa ação na capa, trazer a aventura do livro para o desenho me pareceu bem importante. Então criei esse "buraco" em direção ao centro da Terra, em camadas, que vão sendo revelados pelo olhar do leitor. É uma capa para se levar um tempo vendo, pra divertir.

Para a tipografia, queria o nome do autor grande, em destaque, como é comum nas edições clássicas de Júlio Verne, que geralmente têm um trabalho rebuscado nos textos. Decidi usar uma tipografia com linhas orgânicas, com variação de traços e que eu pudesse interferir, criando elementos mais ilustrativos e ornamentais mas ainda assim mantendo um ar moderno para a capa.


A fonte utilizada no título foi criada por você? Como você chegou nesse resultado?
Utilizei a Pheaton para a capa por ter as caracteríasticas que eu buscava. É uma fonte orgânica e com irregularidades no desenho, que conversaria bem com a ilustração, então, a partir dela, criei os ornamentos e os desenhos sinuosos utilizando a fonte como base.

Carlo Giovani é formado em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Foi designer na Editora Abril entre 2001 e 2003 e em seguida abriu o Carlo Giovani Estúdio onde vem ralizando projetos de ilustração, design e animação em stop motion. Não acredita em especialização e acha que o mais importante no trabalho é o processo criativo. Com base nesse pensamento, em 2010 fundou o Ateliê Ludovico com sua sócia, Juliana Vidigal, para realização de projetos independentes e colaborativos na área de artes gráficas. Pode ser encontrado no twitter, no facebook, no flickr e no seu site pessoal.

7 comentários:

Mariana disse...

Hum seria 'baseada' no trabalho de Jim Tierney? http://www.jimtierneyart.com/

Estranho...

Mariana disse...

Hum seria 'baseada' no trabalho de Jim Tierney? http://www.jimtierneyart.com/

Estranho...

Samir Machado disse...

Sinceramente, eu até vejo algumas semelhanças estéticas, mas não semelhanças de layout. Me remete também a arte de Jordan Crane para a capa de Maps & Legends do Michael Chabon pela McSweeneys, mas também, mais em termos gerais de estética do que de layout.

Elmo disse...

Essa capa é absurda de linda. Principalmente levando-se em conta que trata-se de um livro para o qual já foram feitas tantas e tantas capas.

Anônimo disse...

Uau, Mariana, sua perspicácia é incrível!
Talvez você devesse levá-la até um sebo e olhar algumas das 3 dezenas de capas de Viagem ao Centro da Terra nas quais essa capa poderia ter sido "baseada". Parabéns!

olga disse...

Simplesmente adoro as entrevistas com os designers, saber como surgiu a ideia é sempre muito inspirador. Só um detalhe: procurando informações sobre a fonte que ele usou (linda por sinal) parcebi que alguém deve ter trocado o "a" pelo "e", o correto é Phaeton. No mais, continue com o ótimo trabalho!

Anônimo disse...

Olha aí a cara de pau dos designers da BBC:

http://sra1movies.blogspot.com/2012/01/bbc-natures-weirdest-events.html

AddThis