A Diana Passy, da Companhia das Letras, nos passa aqui essa novidade: publicadas originalmente em 1988, o primeiro volume de entrevistas históricas da Paris Review ganha esse ano nova edição. Na época, a editora propôs a dois artístas plásticos - Marco Mariutti e Clovis França - que criasse diferentes capas para o livro, sobre um projeto do designer João Baptista da Costa Aguiar. Usando uma tinta especial, cada exemplar foi personalizado, criando-se 3 mil variações de capa.
A nova edição repete o efeito: com projeto gráfico de Flávia Castanheira, e utilizando-se de tecnologias de impressão com dados variáveis, não somente as cores de cada caixa, mas o posicionamento dos nomes de cada autor entrevistado, mudam de lugar, fazendo, assim, com que a capa tenha três mil variações - uma para cada exemplar.
A editora anuncia três mil por ser esta a tiragem inicial, mas os dados permitem até 90 mil combinações diferentes.
A editora promete para breve um post no seu blog oficial, detalhando o processo de produção e como foi com a edição anterior, cujo lançamento, na época, foi organizado com as capas exibidas como numa exposição de arte.
Ah, sim: o lançamento está previsto para o dia 25 desse mês.
3 comentários:
Tinha visto nos lançamentos do mês da Companhia. Cool as hell.
MUITO maneiro! Vou procurar me informar sobre como foi o processo de impressão.
Parabéns pelo blog! Sempre atualizado e rico em materiais e informações. Muito obrigado!
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