quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

As entrevistas da Paris Review

A Diana Passy, da Companhia das Letras, nos passa aqui essa novidade: publicadas originalmente em 1988, o primeiro volume de entrevistas históricas da Paris Review ganha esse ano nova edição. Na época, a editora propôs a dois artístas plásticos - Marco Mariutti e Clovis França - que criasse diferentes capas para o livro, sobre um projeto do designer João Baptista da Costa Aguiar. Usando uma tinta especial, cada exemplar foi personalizado, criando-se 3 mil variações de capa.


A nova edição repete o efeito: com projeto gráfico de Flávia Castanheira, e utilizando-se de tecnologias de impressão com dados variáveis, não somente as cores de cada caixa, mas o posicionamento dos nomes de cada autor entrevistado, mudam de lugar, fazendo, assim, com que a capa tenha três mil variações - uma para cada exemplar.


A editora anuncia três mil por ser esta a tiragem inicial, mas os dados permitem até 90 mil combinações diferentes.


A editora promete para breve um post no seu blog oficial, detalhando o processo de produção e como foi com a edição anterior, cujo lançamento, na época, foi organizado com as capas exibidas como numa exposição de arte.

Ah, sim: o lançamento está previsto para o dia 25 desse mês.

3 comentários:

Tuca. disse...

Tinha visto nos lançamentos do mês da Companhia. Cool as hell.

Elmo disse...

MUITO maneiro! Vou procurar me informar sobre como foi o processo de impressão.

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog! Sempre atualizado e rico em materiais e informações. Muito obrigado!

AddThis