quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Meu nome é Bond...

Lançadas em 2008 pela Penguin, essas capas para a coleção completa dos livros de James Bond escritos por Ian Fleming com ilustrações de Michael Gillette já são um clássico em si (inclusive, pode-se adquirir cópias das ilustrações aqui).

Geralmente publicados em ordem aleatória ou sem indicação clara de ordem (um problema, uma vez que alguns livros terminam com ganchos para o livro seguinte, por exemplo, para quem ler O satânico dr. No antes de Moscou contra 007, já que a ordem correta é inversa e Moscou... termina com um gancho oara Dr. No), essa série lançada pela Penguin inglesa se destaca justamente pelo cuidadoso trabalho nos detalhes: além dos livros estarem numerados (as artes que se vê aqui são das sobrecapas, uma vez que o livro é em capa dura, negra, com detalhes em prata na lombada) e trazem na orelha uma biografia do livro, não do autor (esta, vem na primeira página do mesmo).

Abaixo, em ordem de publicação, os 14 livros originais de James Bond, sendo que os dois últimos tiveram publicação póstuma.

1. Casino Royale



2. Viva e Deixe Morrer (no Brasil, publicado originalmente com o título 007 - Os Outros que se Danem).


3. O Foguete da Morte



4. Os Diamantes são Eternos (no Brasil, originalmente, Contrabandistas de Diamantes)


5. Moscou contra 007 (no Brasil, originalmente Espionagem: a Rússia põe o amor a seu serviço!)


6. O Satânico Dr. No (no Brasil, originalmente Terror no Caribe)


7. Goldfinger



8. Somente para seus olhos (no Brasil, originalmente entitulado Para Você, Somente), reunindo os contos A View to a Kill ("O Fator Invisível", no cinema, 007 Na Mira dos Assassinos), For Your Eyes Only, Quantum of Solace ("Quantum de Refrigério"), Rísico e The Hildebrand Rarity ("A Raridade de Hildebrand", parcialmente adaptado em 007 Permissão para Matar).


9. A Chantagem Atômica (co-escrito com outros dois roteiristas, deu origem nos cinemas tanto a 007 Contra a Chantagem Atômica e 007 Nunca Mais Outra Vez, ambos com Sean Connery)


10. O Espião que me Amava (no Brasil, originalmente Espião e Amante)


11. A Serviço Secreto de Sua Majestade



12. Só se vive duas vezes (no Brasil, originalmente A Morte no Japão)


13. O Homem da Pistola de Ouro, publicado após a morte do autor. No Brasil, originalmente O Homem do Revólver de Ouro.


14. Octopussy and the Living Daylights, também póstumo, reunindo contos de Bond e publicado originalmente no Brasil como Encontro em Berlim. Reune os contos Octopussy ("James Bond Acusa!", no cinema 007 contra Octopussy), The Living Daylights ("Encontro em Berlim", no cinema 007 Marcado para a Morte), The Property of a Lady ("A Propriedade de uma Senhora", no cinema também compondo 007 Contra Octopussy) e 007 in New York ("007 em Nova York").


3 comentários:

Tuca. disse...

Cara, que massa. Adoro essas capas e adoro ver que a Cultura costuma tê-las (em paperback, mas tem). Sim, estou virando viciado na Cultura, desde que ela abriu aqui em Curitiba.

Mudando do verde pro roxo, lindões os Ficção de Polpa! Chegaram os três exemplares que comprei (só faltou o n.3), juntamente com os livros de Bensimon e Jacobsen, e não sei por qual começar. Aproveitei aquele Saldão da Fnac pra enfiar o pé na jaca com os livros da Não. =P

Abraço!

Anônimo disse...

Simplesmente geniais!

mari disse...

Caro amigo, excelente post. Apenas um reparo: Contrabandistas de diamantes é um livro à parte da série James Bond, praticamente não ficção. Que, sim, inspirou Diamonds are Forever; Este, no Brasil, recebeu o título de... Os Diamantes são Eternos.

AddThis