segunda-feira, 5 de julho de 2010

Coleção de bolso da Hedra

No caso de coleções de livros clássicos, o desafio é sempre o de se ter um modelo padrão que torne a coleção identificável como um todo sem que, com isso, mate as possibilidades de cada livro ter sua própria personalidade. Por exemplo, não gosto do modelo da coleção Sabor Literário da editora José Olympio, que trata autores tão diferentes quanto Machado de Assis, Melville e Jim Dodge com a mesma indiferença de uma capa cor de creme.

Claro, sempre existe a Martin Claret pra nos lembrar do quão discutível em termos de bom-senso estético uma capa de livro pode chegar.

Mas enfim, a coleção de bolso da editora Hedra tem um modelo bem característico e identificável. Creio que o trabalho do capista as vezes é só escolher a imagem certa e sair do caminho, e nisso vai aqui uma seleção de capas bem interessantes de livros editados pela Hedra.








E, claro, há de se respeitar quem faça uma capa para o Bom-Crioulo do Adolfo Caminha sem medo de abordar a temática "amor gay interracial entre marinheiros" (ok, os pontos "interracial" e "marinheiros" não estão aparentes nessa capa, mas o tanquinho depilado do negão é bem gay), mas também evitando cair num visual primo pobre de uma cruza entre Querelle com Pierre et Gilles (alerta de cafonice a vista: clique nesse link por sua conta e risco).

5 comentários:

maikel rosa disse...

eu li esse do adolfo caminha. mto bom

Estevão Ribeiro disse...

Muito massa, bro! Te apresento a editora Draco, pela qual tenho um livro, com capas muito legais: http://editoradraco.com

O meu, que sairá pela editora tb, é http://acorrente.wordpress.com

Abraço!

robbie disse...

Martin Claret tem as piores capas e traduções do mercado...
Mas essas capinhas até que ficaram boas.

Anônimo disse...

As capas da Hedra são das mais legais que tenho visto nas livrarias ultimamente. Ainda não tenho nenhum exemplar da editora, infelizmente, mas penso em adquirir alguns em breve, principalmente os exemplares de literatura japonesa e islandesa.

Acho que os exemplos que tu colocaste aqui são ótimos! Principalmente o exemplar de "Cartas a Favor da Escravidão" (Alencar) -- essa, diga-se de passagem, eu achei GENIAL.

dani langer disse...

Adoro as capas da Hedra. Design com muito conceito e bom gosto. Acerta na mosca.

AddThis