Edições originais da coleção, publicadas nos anos 70-80. |
Luminoso, mascote da coleção, em suas encarnações ao longo de três décadas. |
Luminoso, versão 2015 |
O processo todo durou cerca de um ano e meio. Começamos ainda em 2013. Trabalhei em alguns conceitos iniciais, que foram apresentados, mas o projeto entrou em compasso de espera por conta da necessidade de remasterizar as ilustrações clássicas (que tanto eu quanto a editora gostaríamos de manter nas capas). Isso envolvia um trabalho de pesquisa e tratamento de imagem interno. Retomamos tudo no final de 2014, já com os dez títulos iniciais definidos e a sugestão do formato 13,5 x 18,5 cm. A partir daí, com um novo cronograma, partimos para refinar as propostas de capa e miolo.
O projeto foi entregue para gráfica no primeiro semestre de 2015. Destaco ainda a fundamental participação das responsáveis pela série na Ática, Fabiane Zorn (editora assistente) e Thatiana Kalaes (editora de arte). Fizemos reuniões via skype periódicas, onde cada etapa era consolidada e documentada. Era sempre aprovar a etapa em questão e seguir em frente! É muito, muito bom trabalhar desta forma, com profissionais entusiasmadas e competentes. Fabi e Thati são verdadeira co-autoras do projeto, propondo soluções e apontando caminhos, como a ideia do verniz que brilha no escuro.
Houve uma etapa prévia de pesquisa?
Estudei toda a história da série (por sinal, li vários dos títulos na época da escola!) e os redesenhos prévios de projeto gráfico. A ideia era encontrar um ponto de contato, algo que pudesse dar liga à quase uma centena de títulos do catálogo.
Como foi trabalhar com ilustrações tão diferentes?
São ilustrações diferentes em técnicas, formatos e períodos de criação. Justamente por isso, o conjunto é irregular. O que procuramos foi equilibrar as diferentes qualidades das artes de craques como Edmundo Rodrigues, Mario Cafieiro, Marcus Santana e Alcy. Como pude desenhar as primeiras dez capas da nova coleção, procurei dar cortes nos desenhos, preservando o assunto principal de cada ilustra e criando uma unidade.
Considerando o histórico afetivo da coleção, como ela se relaciona com as antigas versões da coleção Vaga-Lume?
Ela respeita o clássico. Isso pra mim era fundamental. São textos publicados desde o início dos anos 1970, com tiragens iniciais de mais de 80 mil cópias. Juntos, já venderam mais de 7,5 milhões de exemplares para diversas gerações de leitores. Não seria o caso de apenas reembalar de forma moderna. O projeto todo tem um formatinho gostoso de pegar e de ler – bem impresso, com margens e entrelinhas agradáveis, explorando o miolo em duas cores sobre papel pólen. As capas têm uma pegada meio moleskine, com a etiqueta de título por cima e o rastro do Luminoso impresso em verniz que brilha no escuro. A orelha conta a história da coleção e do mascote. É um projeto afetuoso e muito bem cuidado. :)
Qual a fonte utilizada?
Rooney e Skola Sans.
Marcelo Martinez é designer gráfico, ilustrador e autor. Com mais de duas décadas de atuação profissional, assinou projetos exibidos e premiados em mostras de design, ilustração e animação em países das Américas, Ásia, África e Europa, e registrados em mais de uma dúzia de publicações internacionais. É autor da série de livros infanto-juvenis 'O Guia Secreto do SabeTudo' (Ediouro/Coquetel, 2014/...); do livro infantil '20 disfarces para um homenzinho narigudo' (Nova Fronteira, 2013); e co-organizador do 'Livro-Jogo das Copas Globo Esporte' (Casa da Palavra, 2010). Faz parte do time de roteiristas de humor da TV Globo.
3 comentários:
www.faceincase.com.br capinhas personalizadas
Cresci lendo essa serie, desde o vagalume hippie. Achei horrivel essa nova logo. Traços preguiçosos que nao trazem nenhuma mensagem.
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