Edições originais da coleção, publicadas nos anos 70-80. |
Luminoso, mascote da coleção, em suas encarnações ao longo de três décadas. |
Luminoso, versão 2015 |
O processo todo durou cerca de um ano e meio. Começamos ainda em 2013. Trabalhei em alguns conceitos iniciais, que foram apresentados, mas o projeto entrou em compasso de espera por conta da necessidade de remasterizar as ilustrações clássicas (que tanto eu quanto a editora gostaríamos de manter nas capas). Isso envolvia um trabalho de pesquisa e tratamento de imagem interno. Retomamos tudo no final de 2014, já com os dez títulos iniciais definidos e a sugestão do formato 13,5 x 18,5 cm. A partir daí, com um novo cronograma, partimos para refinar as propostas de capa e miolo.
O projeto foi entregue para gráfica no primeiro semestre de 2015. Destaco ainda a fundamental participação das responsáveis pela série na Ática, Fabiane Zorn (editora assistente) e Thatiana Kalaes (editora de arte). Fizemos reuniões via skype periódicas, onde cada etapa era consolidada e documentada. Era sempre aprovar a etapa em questão e seguir em frente! É muito, muito bom trabalhar desta forma, com profissionais entusiasmadas e competentes. Fabi e Thati são verdadeira co-autoras do projeto, propondo soluções e apontando caminhos, como a ideia do verniz que brilha no escuro.
Houve uma etapa prévia de pesquisa?
Estudei toda a história da série (por sinal, li vários dos títulos na época da escola!) e os redesenhos prévios de projeto gráfico. A ideia era encontrar um ponto de contato, algo que pudesse dar liga à quase uma centena de títulos do catálogo.
Como foi trabalhar com ilustrações tão diferentes?
São ilustrações diferentes em técnicas, formatos e períodos de criação. Justamente por isso, o conjunto é irregular. O que procuramos foi equilibrar as diferentes qualidades das artes de craques como Edmundo Rodrigues, Mario Cafieiro, Marcus Santana e Alcy. Como pude desenhar as primeiras dez capas da nova coleção, procurei dar cortes nos desenhos, preservando o assunto principal de cada ilustra e criando uma unidade.
Considerando o histórico afetivo da coleção, como ela se relaciona com as antigas versões da coleção Vaga-Lume?
Ela respeita o clássico. Isso pra mim era fundamental. São textos publicados desde o início dos anos 1970, com tiragens iniciais de mais de 80 mil cópias. Juntos, já venderam mais de 7,5 milhões de exemplares para diversas gerações de leitores. Não seria o caso de apenas reembalar de forma moderna. O projeto todo tem um formatinho gostoso de pegar e de ler – bem impresso, com margens e entrelinhas agradáveis, explorando o miolo em duas cores sobre papel pólen. As capas têm uma pegada meio moleskine, com a etiqueta de título por cima e o rastro do Luminoso impresso em verniz que brilha no escuro. A orelha conta a história da coleção e do mascote. É um projeto afetuoso e muito bem cuidado. :)
Qual a fonte utilizada?
Rooney e Skola Sans.
Marcelo Martinez é designer gráfico, ilustrador e autor. Com mais de duas décadas de atuação profissional, assinou projetos exibidos e premiados em mostras de design, ilustração e animação em países das Américas, Ásia, África e Europa, e registrados em mais de uma dúzia de publicações internacionais. É autor da série de livros infanto-juvenis 'O Guia Secreto do SabeTudo' (Ediouro/Coquetel, 2014/...); do livro infantil '20 disfarces para um homenzinho narigudo' (Nova Fronteira, 2013); e co-organizador do 'Livro-Jogo das Copas Globo Esporte' (Casa da Palavra, 2010). Faz parte do time de roteiristas de humor da TV Globo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirwww.faceincase.com.br capinhas personalizadas
ResponderExcluirCresci lendo essa serie, desde o vagalume hippie. Achei horrivel essa nova logo. Traços preguiçosos que nao trazem nenhuma mensagem.
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