quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

A Bandeira do Elefante e da Arara


Radicado no Brasil há quase duas décadas, o norte-americano Christopher Kastensmidt lançou o conto The Fortuitous Meeting of Gerard van Oost and Oludara na revista Realms of Fantasy em 2011, sendo finalista do prêmio Nebula naquele ano.


Ilustração completa de Sula Moon (clique para ampliar)

Reunidas sob o titulo A Bandeira do Elefante e da Arara, outras cinco histórias se seguiram ao longo dos anos, lançadas digitalmente pela Amazon. Inspiradas nos relatos de Hans Staden, os contos narram aventuras fantásticas protagonizadas por Gerard Van Oost, aventureiro holandês que se torna bandeirante, e Oludara, africano do reino Ketu que se vira seu "sócio" na bandeira. Juntos os dois vivem aventuras no Brasil colonial do século XVI, numa releitura de criaturas e monstros do folclore nacional para o ambiente da literatura fantástica.

Abaixo, as capas individuais das versões ebook da Amazon (clique para amplia):







Com o tempo, o projeto se expandiu para quadrinhos (uma graphic novel adaptando a primeira história foi lançada em 2015) e jogos de tabuleiro, até ser reunida e reeditada pela Devir e lançada neste ano, com capa da ilustradora Sula Moon, e já com mais de 7 mil exemplares vendidos no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário