segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Cormac McCarthy de cara nova

Design por David Pearson


Para pontuar o lançamento do filme A Estrada agora em janeiro nos EUA (fevereiro no Brasil), a Picador contratou o designer David Pearson (ex-Penguin, responsável pelo design de coleções como Great Ideas e Great Journeys) para dar cara nova aos livros de Cormac McCarthy - as edições antigas tinham, na maioria das vezes, capas por Chip Kidd, inclusive as edições brasileiras de Todos os belos cavalos, A Travessia e Cidades da Planície, publicados pela Cia. das Letras, mantiveram essas capas (das mais recentes, a de No Country for old men acabou servindo de referência para o cartaz do filme).

Pearson dá um interessante senso de unidade pra obra de McCarthy ao se utilizar exclusivamente de variações na tipografia combinadas com texturas ásperas - basicamente, madeira e pedra.


As variações no tamanho das fontes, emulando cartazes antigos, dão mais peso aos blurbs, que em algumas capas tem o mesmo tamanho da fonte do título ou do nome do autor. Uma forma bem visual e direta de dizer: aqui está um livro de escopo colossal. E pra quem conhece a obra de McCarthy, dizer isso é pouco.






Não encontrei imagens boas das capas de The Crossing, Outer Dark ou Suttree, mas elas podem ser vistas, em miniaturas, no blog da Picador/McMillan.

2 comentários:

Antonio C S Xerxenesky disse...

Adoro capa de livro com letra gigante na tua cara. Mas isso de colocar os blurbs embutidos na capa, sei não.....

Samir Machado disse...

Estéticamente, eu gosto, embora me incomode um pouco quando o peso do blurb é quase tanto quanto o do título ou nome do autor, no caso das frases mais curtas.

AddThis